segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Como a construção civil danifica o meio ambiente?





A indústria de construção civil é ainda responsável por grande parte do impacto ambiental causado no mundo, seja pelo consumo de produtos naturais, pela modificação da paisagem ou pela geração de resíduos. Como a cidade ainda não possui um local correto para a destinação final desses resíduos, eles são depositados em lotes baldios, mananciais, municípios vizinhos ou em aterros provisórios construídos pelas próprias transportadoras causando muitos danos a população que ali residem.

Quando esses resíduos são depositados em áreas não apropriadas para a deposição, eles podem gerar sérias consequências para o meio ambiente e altos custos ambientais. Dentre estes custos está o fato de que montes de entulho agregam lixo e se tornam abrigo dos animais transmissores de doenças botando em risco a saúde e o bem estar das pessoas.

Uma das opções para se reduzir drasticamente esses impactos ambientais causados pelo um dos maiores segmento econômico do país, construção civil, seria a reciclagem. Cerca de 75% do total de resíduos gerados podem ser reciclados ou reaproveitados.

São considerados resíduos de construção o desperdício gerado durante a construção e é a gestão desde a fonte geradora que irá favorecer a correta segregação, ou seja, separação dos diversos tipos de resíduos gerados nas pluri fases de uma construção para posterior tratamento, uma vez que os resíduos contaminados, ou seja, classes misturadas, dificultam ou até inviabilizam o seu tratamento.

A utilização destes resíduos em pavimentação tem-se mostrado interessante, pois têm resultados satisfatórios e são importantes para a preservação de recursos naturais não renováveis.

Os principais objetivos da reciclagem são: melhoria do meio ambiente pela redução do número de áreas de deposição clandestina, consequentemente reduzindo os gastos da administração pública com gerenciamento de entulho, aumento da vida útil de aterros pela disposição organizada de resíduos, formando bancos para utilização futura, aumento da vida útil das jazidas de matéria prima, na medida em que são substituídas por material reciclado, produção de materiais reciclados com baixo custo e ótimo desempenho. 


A importância da reciclagem é clara quando observamos o possível esgotamento dos recursos naturais e matérias primas em um futuro próximo, além da necessidade de redução dos custos na construção civil. A reciclagem não só ajuda na diminuição da geração de resíduos e a deposição destes em locais inadequados como minimiza a extração de matérias-primas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário